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%0 Thesis
%4 sid.inpe.br/mtc-m21d/2023/02.07.17.08
%2 sid.inpe.br/mtc-m21d/2023/02.07.17.08.48
%T Comparação avaliativa de métodos de análise de tarefa
%J x
%D 1977
%8 1977
%9 Dissertação (Mestrado em Tecnologia Educacional)
%P 222
%A Castro, Terezinha Maria de Jesus,
%E Gielow, Ralf (presidente),
%E Stone, John H. (orientador),
%E Bicudo, Neusa Maria Dias (orientadora),
%E Bertt, Glória Cardozo,
%E Barbosa, Maria Biscaro Costa,
%I Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
%C São José dos Campos
%K x.
%X O objetivo deste trabalho foi fazer avaliação comparativa de alguns métodos de análise de tarefa a fim de encontrar e sugerir um método que seja adequado a esse tipo de análise, a partir da comparação de alguns métodos para se concluir sobre o melhor, dentre todos os estudados. Assim, alguns métodos de análise de tarefas foram aplicados em uma indústria (do ramo industrial da mecânica ) um a um a três profissionais diferentes: um torneiro mecânico, um ferramenteiro e um eletricista. Os métodos foram avaliados, segundo alguns critérios pré- estabelecidos de: validade, confiabilidade, objetividade, abrangência, clareza, estrutura, tempo, aplicabilidade e praticabilidade. Os resultados da aplicação, de cada método, foram analisados. A análise comparativa conduziu à seleção do melhor método dentre os estudados. A partir dessa seleção, foi sugerida uma adaptação do método Tracey, (selecionado como o mais adequado ) visando um possível ganho em eficiência em sua utilização. ABSTRACT: This study aimed to evaluate following a comparative methodology, a few methods of task analysis, in order to select, and to suggest the one considered the most adequate. The research process started with the selection of the methods to be tested and with their use to analyse tasks performed by three different kinds of professional - a lathe-operator, a tool-maker and an electrician within a mechanical industry. The results obtained were analyzed in a comparative way, to get to / conclusion about the best method, among those studied. The comparison among the methods was based on a set of criteria, set up previously: validity, reliability, objectivity, comprehensivinless, clarity, structure, time, applicability and practicability. Suggestions for its further improvement and adaptation followed the selection of the method, to more possible efficiency his utilization.
%@language pt
%3 publicacao.pdf


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