Fechar
Metadados

Área de identificação
Tipo de ReferênciaArtigo em Evento (Conference Proceedings)
Sitemtc-m21b.sid.inpe.br
Código do Detentorisadg {BR SPINPE} ibi 8JMKD3MGPCW/3DT298S
Identificador8JMKD3MGP5W34M/3GTE442
Repositóriosid.inpe.br/mtc-m21b/2014/08.26.14.42
Última Atualização2020:07.06.21.17.56 simone
Metadadossid.inpe.br/mtc-m21b/2014/08.26.14.42.18
Última Atualização dos Metadados2020:07.06.21.17.56 simone
Chave SecundáriaINPE--PRE/
Chave de CitaçãoSousaFern:2014:ExDiCo
TítuloExperimentos para a divulgação do conhecimento fotovoltaico
Ano2014
Data de Acesso23 abr. 2021
Número de Arquivos1
Tamanho189 KiB
Área de contextualização
Autor1 Sousa, Bianca Pinheiro de
2 Fernandes, Bruno Bacci
Grupo1
2 LAP-CTE-INPE-MCTI-GOV-BR
Afiliação1 Universidade do Vale do Paraiba (UNIVAP)
2 Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
Endereço de e-Mail do Autor1 biancapinheiro_sjc@hotmail.com
2 brunobacci@yahoo.com.br
Endereço de e-Mailmarcelo.pazos@inpe.br
Nome do EventoSeminário de Iniciação Científica do INPE (SICINPE).
Localização do EventoSão José dos Campos
Data30-31 jul., 2014
Editora (Publisher)INPE
Cidade da EditoraSão José dos Campos
Título do LivroAnais
Tipo SecundárioPRE CN
Histórico2014-08-26 14:42:18 :: marcelo.pazos@sid.inpe.br -> administrator ::
2020-04-29 13:33:49 :: administrator -> simone :: 2014
Área de conteúdo e estrutura
É a matriz ou uma cópia?é a matriz
Estágio do Conteúdoconcluido
Transferível1
Palavras-Chaveenergia renovável, módulos fotovoltaicos, desenvolvimento sustentável.
ResumoÉ de conhecimento geral a necessidade de inserção de novos temas nos materiais didáticos dos ensinos básicos do país. A evolução tecnológica e a utilização por pessoas cada vez mais jovens de produtos que são lançados exige que a base de conhecimento apresentada pelos meios de comunicação e de ensino seja renovada. Uma das várias formas de inserir estes conhecimentos no cotidiano dos jovens é através da divulgação de novas tecnologias, que pode ser realizada tanto por educadores quanto por grupos de pesquisa, ou por ambos em conjunto. Com base nesta necessidade, o presente trabalho objetiva a divulgação da energia fotovoltaica, visto que atualmente, essa energia que é produzida diretamente dos raios solares se mostra a mais vantajosa, mas ainda pouco explorada no Brasil. A partir de pesquisas e discussões realizadas ao longo do desenvolvimento do presente trabalho, foi elaborado um material didático que permite o entendimento de pessoas acima de doze anos a respeito da energia fotovoltaica. Como a divulgação e discussão deste tema é de grande importância para todos os cidadãos, o projeto inicial foi ampliado para ambientes extraescolares. Um primeiro questionário já foi aplicado em um grupo com faixa etária entre 12 e 23 anos. Foi possível verificar o nível de conhecimento dos entrevistados, ainda sem a influência da divulgação proposta no presente trabalho. A parcela de 40% dos entrevistados afirma não saber o que é um átomo, o que é confirmado quando metade destes entrevistados afirma que um átomo é maior que um grão de areia. Observa-se que entre os entrevistados que afirmam saber o que é um átomo, aproximadamente 67% não conhecem sua real definição, pois afirmam que um átomo tem sempre as mesmas características e propriedades. Foi elaborada uma apresentação de slides para melhor conceituar as energias alternativas, a energia fotovoltaica e o efeito fotovoltaico. Outro questionário será aplicado aos jovens antes e após essa apresentação para relatar o quanto foi absorvido por eles durante uma visita prevista ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Deseja-se estender o projeto para diversas unidades escolares, com o intuito de enriquecer o conhecimento dos jovens e propagar o conceito de energia fotovoltaica.
AreaFISPLASMA
ArranjoBDMCI > Fonds > Produção > LABAP > Experimentos para a...
Conteúdo da Pasta sourcenão têm arquivos
Conteúdo da Pasta agreement
agreement.html 26/08/2014 11:42 1.0 KiB 
Área de condições de acesso e uso
URL dos dadoshttp://urlib.net/rep/8JMKD3MGP5W34M/3GTE442
URL dos dados zipadoshttp://urlib.net/zip/8JMKD3MGP5W34M/3GTE442
Idiomapt
Arquivo AlvoSousa_experimentos.pdf
Grupo de Usuáriosmarcelo.pazos@inpe.br
Grupo de Leitoresadministrator
marcelo.pazos@inpe.br
simone
Visibilidadeshown
Permissão de Atualizaçãonão transferida
Área de fontes relacionadas
Repositório Espelhoiconet.com.br/banon/2006/11.26.21.31
Unidades Imediatamente Superiores8JMKD3MGPCW/3ET2RFS
Acervo Hospedeirosid.inpe.br/mtc-m21b/2013/09.26.14.25.20
Área de notas
NotasBolsa PIBIC/INPE/CNPq
Campos Vaziosaccessionnumber archivingpolicy archivist callnumber contenttype copyholder copyright creatorhistory descriptionlevel dissemination doi edition editor format isbn issn label lineage mark nextedition numberofvolumes orcid organization pages parameterlist parentrepositories previousedition previouslowerunit progress project readpermission resumeid rightsholder secondarydate secondarymark serieseditor session shorttitle sponsor subject tertiarymark tertiarytype type url versiontype volume
Área de controle da descrição
e-Mail (login)simone
atualizar 

Fechar