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1. Identificação
Tipo de ReferênciaTese ou Dissertação (Thesis)
Sitemtc-m21b.sid.inpe.br
Código do Detentorisadg {BR SPINPE} ibi 8JMKD3MGPCW/3DT298S
Identificador8JMKD3MGP5W34M/3G52GTB
Repositóriosid.inpe.br/mtc-m21b/2014/04.10.16.00
Última Atualização2014:09.02.18.32.27 (UTC) administrator
Repositório de Metadadossid.inpe.br/mtc-m21b/2014/04.10.16.00.55
Última Atualização dos Metadados2018:06.04.03.04.06 (UTC) administrator
Chave SecundáriaINPE-17396-TDI/2199
Chave de CitaçãoFin:2014:InGeEl
TítuloInfluência da geometria dos eletrodos secundários no desempenho de um propulsor de plasma pulsado de dois estágios
Título AlternativoInfluence of secondary electrode geometry in performance on two stage pulsed plasma thruster
CursoPCP-ETES-SPG-INPE-MCTI-GOV-BR
Ano2014
Data2014-04-24
Data de Acesso23 abr. 2024
Tipo da TeseDissertação (Mestrado em Combustão e Propulsão)
Tipo SecundárioTDI
Número de Arquivos1
Tamanho2829 KiB
2. Contextualização
AutorFin, Paula
GrupoPCP-ETES-SPG-INPE-MCTI-GOV-BR
BancaMarques, Rodrigo Intini (presidente/orientador)
Sandonato, Gilberto Marrega
Costa, Fernando de Souza
Ferreira, José Leonardo
Endereço de e-Mailpaula.fin89@gmail.com
UniversidadeInstituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
CidadeSão José dos Campos
Histórico (UTC)2014-04-10 16:01:17 :: paula.fin89@gmail.com -> yolanda ::
2014-05-13 12:29:34 :: yolanda -> paula.fin89@gmail.com ::
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2018-06-04 03:04:06 :: administrator -> :: 2014
3. Conteúdo e estrutura
É a matriz ou uma cópia?é a matriz
Estágio do Conteúdoconcluido
Transferível1
Palavras-ChaveTS-PPT
pulsed plasma thruster
propulsão elétrica
TS-PPT
pulsed plasma thruster
eletric thruster
ResumoO Propulsor de plasma pulsado (PPT) é um propulsor elétrico desenvolvido para o controle de atitude e manutenção de órbita de satélites e foi um dos primeiros propulsores elétricos a serem utilizado no espaço em 1964. Este tipo de propulsor apresenta várias vantagens, tais como baixo custo, simplicidade, baixo consumo de eletricidade e ausência de tanques de propelentes e válvulas. Porém, uma das principais desvantagens do PPT é sua baixa eficiência elétrica e no uso de propelente. O propulsor de plasma pulsado com dois estágios (TS-PPT) foi desenvolvido para aumentar a eficiência do PPT, resolvendo o problema da ablação tardia, ou seja, a sublimação de propelente que ocorre após a descarga elétrica principal, reduzindo a eficiência no uso do propelente. Este trabalho investigou a influência da geometria dos eletrodos secundários em um TS-PPT a fim de se obter as configurações que apresentam o melhor desempenho. Foram testados eletrodos paralelos, divergentes e em formato triangular. Os dados de desempenho foram calculados a partir de medidas de corrente elétrica obtidas utilizando-se uma sonda de corrente tipo bobina \emph{Rogowski}. Medidas de variação de massa de propelente permitiram estimar o impulso específico, eficiência e outros parâmetros. Os testes foram realizados em uma câmara de vácuo com uma pressão de 5 x $10^{-6}$ mbar no LPEL - Laboratório de Propulsão Elétrica do LCP/INPE. Com base nos testes realizados, constatou-se que a configuração com eletrodos retangulares, com divergência de $20^{°}$, apresentou o maior impulso total por disparo, por oferecer alto gradiente de indutância e alto valor da integral da corrente ao quadrado em função do tempo. Logo, está configuração obteve o melhor desempenho. ABSTRACT: The pulsed plasma thruster (PPT) is an electric thruster developed for attitude control and orbit maintenance and it was the first electric thruster used in space in 1964 in the Russian probe Zond 2. This type of thruster has several advantages, such as, low cost, structural simplicity, low electricity consumption and absence of propellant tanks and valves. Nevertheless the major disadvantage of the PPT is its low efficiency. The double discharge pulsed plasma thruster (TS-PPT) was developed to increase the efficiency ofPPT mitigating the late ablation problem, i.e., the propellant sublimation that occurs after the main electric discharge, therefore reducing the efficiency of propellant use. This work investigates the influence of the secondary electrodes geometry in a TS-PPT in order to select the configuration that performs best. Parallel, divergent and tongue format electrodes will be tested. The performance data is ca1culated from measurements of electrical currents obtained using a Bobina de Rogowski current probe. Measurements of propellant mass variation determine the specific impulse, the efficiency and other parameters. The tests were conducted in a vacuum chamber under pressure of 5 x $10^{-6}$ mbar at the LPELlLCP/INPE - Electric Propulsion Laboratory of the Combustion and Propulsion Laboratory of INPE.
ÁreaETES
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5. Fontes relacionadas
Repositório Espelhosid.inpe.br/mtc-m21b/2013/09.26.14.25.22
Unidades Imediatamente Superiores8JMKD3MGPCW/3F35D8B
Lista de Itens Citandosid.inpe.br/bibdigital@80/2006/04.07.15.50.13 2
Acervo Hospedeirosid.inpe.br/mtc-m21b/2013/09.26.14.25.20
6. Notas
Campos Vaziosacademicdepartment affiliation archivingpolicy archivist callnumber contenttype copyholder creatorhistory descriptionlevel dissemination doi electronicmailaddress format isbn issn label lineage mark nextedition notes number numberofpages orcid parameterlist parentrepositories previousedition previouslowerunit progress resumeid schedulinginformation secondarydate secondarymark session shorttitle sponsor subject tertiarymark tertiarytype url versiontype


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