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1. Identificação
Tipo de ReferênciaTese ou Dissertação (Thesis)
Sitemtc-m21b.sid.inpe.br
Código do Detentorisadg {BR SPINPE} ibi 8JMKD3MGPCW/3DT298S
Identificador8JMKD3MGP3W34P/3NU527P
Repositóriosid.inpe.br/mtc-m21b/2017/05.23.03.35
Última Atualização2017:09.27.16.41.39 (UTC) simone
Repositório de Metadadossid.inpe.br/mtc-m21b/2017/05.23.03.35.59
Última Atualização dos Metadados2018:06.04.17.58.49 (UTC) simone
Chave SecundáriaINPE-17895-TDI/2628
Chave de CitaçãoVasquez:2017:PrHíCo
TítuloPropulsor híbrido compacto de queima dual e injeção vortical usando parafina e óxido nitroso
Título AlternativoCompact hybrid thruster of dual firing and vortical injection using paraffin and nitrous oxide
CursoPCP-ETES-SESPG-INPE-MCTIC-GOV-BR
Ano2017
Data2017-05-30
Data de Acesso17 abr. 2024
Tipo da TeseTese (Doutorado em Combustão e Propulsão)
Tipo SecundárioTDI
Número de Páginas157
Número de Arquivos1
Tamanho4978 KiB
2. Contextualização
AutorVasquez, Roger Apaza
BancaCosta, Fernando de Souza (presidente/orientador)
Marques, Rodrigo Intini
Soares Neto, Turibio Gomes
Lacava, Pedro Teixeira
Martins, Cristiane Aparecida
Endereço de e-Mailroger.apaza@gmail.com
UniversidadeInstituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
CidadeSão José dos Campos
Histórico (UTC)2017-05-23 04:07:36 :: roger.apaza@gmail.com -> yolanda.souza@mcti.gov.br ::
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3. Conteúdo e estrutura
É a matriz ou uma cópia?é a matriz
Estágio do Conteúdoconcluido
Transferível1
Palavras-Chavepropulsão híbrida
parafina
óxido nitroso
hybrid propulsion
paraffin
nitrous oxide
ResumoA tecnologia de propulsores híbridos é considerada uma das mais promissoras no campo da propulsão espacial devido às suas características de segurança, flexibilidade operacional, armazenabilidade, baixo custo e possibilidade de reignição. No entanto, propelentes híbridos apresentam taxas de regressão do grão propelente relativamente baixas e o empuxo fornecido pode variar significativamente durante a queima. O presente trabalho concentra-se no estudo do comportamento e no desenvolvimento de um propulsor híbrido compacto de queima dual e de injeção vortical. Este sistema é caracterizado por uma geometria com uma relação comprimento/diâmetro (L/D) menor que 1. Dois grãos de combustível em forma de disco limitam o volume da câmara de combustão e ambos apresentam um canal central. Um canal é utilizado para posicionar o bico do sistema de ignição, enquanto o outro canal permite o escoamento de gases quentes para a saída da tubeira. O oxidante é injetado tangencialmente gerando um vórtice dentro da câmara de combustão. Os testes foram realizados com cera de parafina dopada com negro de fumo e óxido nitroso gasoso, como combustível e oxidante, respectivamente. Essa configuração proporciona uma uma área de queima do combustível constante e um incremento da taxa de regressão em relação aos propulsores híbridos convencionais, permitindo um melhor desempenho propulsivo e menor variação do empuxo. A taxa de regressão experimental foi ajustada pela curva r = 1,5 × 10$^{−4}$ G$^{0,7339}$ox m/s, mostrando que o escoamento vortical gerado aproximadamente dobra a taxa de regressão da parafina com óxido nitroso obtida em um propulsor híbrido convencional. ABSTRACT: Hybrid propellant technology is considered one of the most promising in the field of space propulsion due to its safety features, operational flexibility, storability, low cost and possibility of reignition. However, hybrid propellants present relatively low grain regression rates and the thrust provided can vary significantly during firing. The present work focuses on the study of the behavior and the development of a compact hybrid thruster of dual firing and vortical injection. This system is characterized by a geometry with length / diameter (L / D) ratio less than 1. Two disc-shaped fuel grains limit the volume of the combustion chamber and both feature a central channel. One of them is used to position the nozzle of the ignition system, while the other channel allows the flow of hot gases to the nozzle exit. The oxidant is injected tangentially into a vortex within the combustion chamber. The tests were carried out with paraffin wax doped with carbon black and gaseous nitrous oxide, as fuel and oxidant, respectively. This configuration allows a constant fuel burn area and an increase of the regression rate relative to conventional hybrid thrusters during engine operation allowing better propulsive performance and less thrust variation. The experimental regression rate was adjusted by the curve r = 1,5 × 10$^{−4}$ G$^{0,7339}$ox m/s, showing that the generated vortical flow approximately doubled the regression rate of paraffin with nitrous oxide obtained in a conventional hybrid thruster.
ÁreaETES
Arranjourlib.net > BDMCI > Fonds > Produção pgr ATUAIS > PCP > Propulsor híbrido compacto...
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5. Fontes relacionadas
Repositório Espelhosid.inpe.br/mtc-m21b/2013/09.26.14.25.22
Unidades Imediatamente Superiores8JMKD3MGPCW/3F35D8B
Lista de Itens Citandosid.inpe.br/bibdigital@80/2006/04.07.15.50.13 1
Acervo Hospedeirosid.inpe.br/mtc-m21b/2013/09.26.14.25.20
6. Notas
Campos Vaziosacademicdepartment affiliation archivingpolicy archivist callnumber contenttype copyholder creatorhistory descriptionlevel dissemination doi electronicmailaddress format group isbn issn label lineage mark nextedition notes number orcid parameterlist parentrepositories previousedition previouslowerunit progress resumeid rightsholder schedulinginformation secondarydate secondarymark session shorttitle sponsor subject tertiarymark tertiarytype url versiontype


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