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1. Identity statement
Reference TypeConference Paper (Conference Proceedings)
Sitemtc-m21b.sid.inpe.br
Holder Codeisadg {BR SPINPE} ibi 8JMKD3MGPCW/3DT298S
Identifier8JMKD3MGP3W34P/433QQRB
Repositorysid.inpe.br/mtc-m21b/2020/08.14.11.57
Last Update2020:08.14.11.57.43 (UTC) simone
Metadata Repositorysid.inpe.br/mtc-m21b/2020/08.14.11.57.43
Metadata Last Update2022:07.09.19.51.19 (UTC) administrator
Secondary KeyINPE--PRE/
Citation KeyPeresRicc:2015:PrSiCo
TitleProjeto de um sistema de controle de atitude que utiliza um volante de inércia suspenso por dois eixos cardan
Year2015
Access Date2024, Apr. 25
Secondary TypePRE CN
Number of Files1
Size246 KiB
2. Context
Author1 Peres, Raphael Willian
2 Ricci, Mário César
Resume Identifier1
2 8JMKD3MGP5W/3C9JHS5
Group1
2 DMC-ETE-INPE-MCTI-GOV-BR
Affiliation1 FATESF
2 Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
Author e-Mail Address1 raphael-peres@hotmail.com
2 mariocesarricci@uol.com.br
e-Mail Addressmarcelo.pazos@inpe.br
Conference NameSeminário de Iniciação Científica do INPE (SICINPE).
Conference LocationSão José dos Campos
PublisherINPE
Publisher CitySão José dos Campos
Book TitleAnais
History (UTC)2020-08-14 11:57:43 :: simone -> administrator ::
2022-07-09 19:51:19 :: administrator -> simone :: 2015
3. Content and structure
Is the master or a copy?is the master
Content Stagecompleted
Transferable1
Keywordssatélite
controle
atitude
volante de inércia
AbstractO objetivo deste trabalho é aplicar a teoria clássica de controle no projeto de um sistema de controle de atitude de satélites. Pretende-se apresentar os procedimentos de projeto para um sistema de controle de atitude contendo um volante de inércia suspenso por dois eixos cardan (gimbals), para um satélite estabilizado em três eixos numa órbita geoestacionária. A utilização de um volante de inércia com dois eixos cardan é uma opção bastante interessante porque com apenas um dispositivo é possível controlar o torque em torno dos três eixos do veículo, através do controle de velocidade da roda e do fenômeno do girotorqueamento com dois graus de liberdade. Se o tamanho da roda e a velocidade são determinados adequadamente é possível cancelar torques cíclicos sem empregar jatos de gás, usando-os apenas periodicamente para cancelar torques de perturbação seculares (que crescem linearmente com o tempo). Nesse sistema, baseado em um volante de inércia, é necessário apenas um sensor de arfagem/rolamento (sensor de Terra) para a manutenção precisa da atitude, diferentemente de sistemas de controle baseados em expulsão de massa os quais têm necessidade de utilização contínua de propulsores, além dos sensores de rolamento, arfagem e guinada. Considera-se que o satélite está na trajetória nominal em órbita e, portanto, que a fase de aquisição da atitude já tenha transcorrido. Serão determinadas propriedades específicas, leis e parâmetros de controle com o intuito de anular o torque de perturbação de pressão de radiação solar e o torque devido ao desalinhamento dos propulsores do sistema de correção de órbita. Será analisada a estabilidade do sistema de controle e serão obtidas respostas para torques de perturbações do tipo degrau, cíclico e impulsivo. As equações do movimento são desenvolvidas partindo do pressuposto que o satélite é um corpo rígido com uma roda de inércia capaz de gerar momento angular internamente, o qual somado com o momento angular do veículo fornece o momento angular total. Os torques que agem sobre o satélite considerados no modelo são os torques de distúrbio devido à pressão de radiação solar, torque de desalinhamento dos propulsores de correção de órbita e o torque devido ao gradiente de gravidade.
AreaETES
Arrangement 1urlib.net > BDMCI > Fonds > Produção anterior à 2021 > DIDMC > Projeto de um...
Arrangement 2urlib.net > BDMCI > Fonds > Acervo PIBIC/PIBITI > PIBIC/PIBITI 2015 > Projeto de um...
doc Directory Contentaccess
source Directory Contentthere are no files
agreement Directory Content
agreement.html 14/08/2020 08:57 1.0 KiB 
4. Conditions of access and use
data URLhttp://urlib.net/ibi/8JMKD3MGP3W34P/433QQRB
zipped data URLhttp://urlib.net/zip/8JMKD3MGP3W34P/433QQRB
Languagept
Target FilePeres_projeto.pdf
User Groupmarcelo.pazos@inpe.br
simone
Visibilityshown
Update Permissionnot transferred
5. Allied materials
Mirror Repositoryiconet.com.br/banon/2006/11.26.21.31
Next Higher Units8JMKD3MGPCW/446AF4B
8JMKD3MGPDW34P/478H8NU
Citing Item Listsid.inpe.br/mtc-m21/2012/07.13.14.56 3
sid.inpe.br/bibdigital/2021/02.11.18.06 2
sid.inpe.br/mtc-m16c/2022/07.08.19.45.44 1
Host Collectionsid.inpe.br/mtc-m21b/2013/09.26.14.25.20
6. Notes
NotesBolsa PIBIC/INPE/CNPq
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7. Description control
e-Mail (login)simone
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