Close

1. Identity statement
Reference TypeConference Abstract (Conference Proceedings)
Sitemtc-m21d.sid.inpe.br
Holder Codeisadg {BR SPINPE} ibi 8JMKD3MGPCW/3DT298S
Identifier8JMKD3MGP3W34T/45LA8K8
Repositorysid.inpe.br/mtc-m21d/2021/10.21.21.19
Last Update2021:10.21.21.19.30 (UTC) simone
Metadata Repositorysid.inpe.br/mtc-m21d/2021/10.21.21.19.30
Metadata Last Update2022:07.08.19.41.48 (UTC) administrator
Secondary KeyINPE--PRE/
Citation KeyFerrazOliv:2021:DeMéIn
TitleDesenvolvimento de métodos interativos de ensino à distância no Laboratório Virtual da DSA
FormatOn-line
ProjectDesenvolvimento de material de ensino à distância para meteorologistas operacionais no Laboratório Virtual da Organização Meteorológica Mundial, centro de excelência do Brasil
Year2021
Access Date2024, May 19
Secondary TypePRE CN
Number of Files1
Size79 KiB
2. Context
Author1 Ferraz, Bárbara Thamires de Fátima Azevedo
2 Oliveira, Natalia Rudorff
Group1
2 DISSM-CGCT-INPE-MCTI-GOV-BR
Affiliation1 Faculdade de Tecnologia (FATEC)
2 Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
Author e-Mail Address1 barbaraferrazti@gmail.com
2 natalia.rudorff@inpe.br
EditorRibeiro, Valéria Cristina dos Santos
Paulicena, Edésio Hernane
Almeida, Elton Kleiton Albuquerque de
Correia, Emilia
Souza, João Paulo Estevam de
Hey, Heyder
Escada, Paulo Augusto Sobral
Savonov, Roman Ivanovitch
Camayo Maita, Rosio del Pilar
Conference NameSeminário de Iniciação Científica e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (SICINPE)
Conference Locationon line
Date23 a 27 - ago
PublisherInstituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
Publisher CitySão José dos Campos
Pages1
Book TitleResumos
Tertiary TypeIniciação Científica
OrganizationDivisão de Fomento a Pesquisa e Desenvolvimento (DIFPD)
History (UTC)2021-10-21 21:21:02 :: simone -> administrator :: 2021
2022-07-08 19:41:48 :: administrator -> simone :: 2021
3. Content and structure
Is the master or a copy?is the master
Content Stagecompleted
Transferable1
Version Typepublisher
AbstractEste trabalho, que teve início em 2020, tem como objetivo o projeto de Iniciação Tecnológica, no desenvolvimento de treinamento de usuários internos e externos, para o uso e aplicação de imagens e produtos desenvolvidos e distribuídos pela Divisão de Satélites e Sistemas Ambientais (DSA) sob a coordenação do CPTEC/INPE, e instituições parceiras (e.g., NASA, NOAA, ESA, EUMETSAT). A aplicação de cursos é feita utilizando a plataforma MOODLE (moodle.org), por se tratar de uma plataforma aberta (open source) de apoio ao ensino presencial e à distância. As atividades exercidas durante todo o período trouxe resultados. O primeiro deles foi o desenvolvimento do curso de programação em Python autoguiado, que é um treinamento em GOES-16 para meteorologia. A atividade realizada em 2020, foi focada na construção do módulo 5, utilizando-se de linguagem de programação para dar estilo as páginas e tornar mais atrativo o design. Foi utilizado html e css do início ao fim, na utilização de imagens, cores, fontes, entre outros. Este curso ainda não foi lançado, porém já está com a área preparada. Outro resultado alcançado foi na criação do curso Processamento de Dados de Satélites Geoestacionários com Python realizado no inicio desse ano que obteve aproximadamente 250 participantes e feedbacks totalmente positivos. No mês de Julho será realizado um novo curso, Programação em Python para Aquisição, Processamento e Visualização de Dados de Modelos de Previsão Numérica do Tempo (PNT). A área do curso já está toda montada e os alunos inscritos. Houve uma procura ainda maior para este curso, totalizando em 320 inscritos. Além da criação dos cursos, foi dado apoio aos professores de pós-graduação e pesquisadores que se interessaram em criar seus cursos na plataforma. Através de mensagens por E-mail pude dar todo o suporte que precisaram, participei de reunião para esclarecer dúvidas a respeito das funcionalidades do MOODLE na qual eu adquiri durante o tempo da bolsa, bem como, apoio aos inscritos que por ventura, vieram ter certa dificuldade em fazer a auto inscrição na plataforma, nos cursos e etc. Para finalizar, os conhecimentos obtidos a respeito das funcionalidades da plataforma MOODLE é um grande resultado alcançado, pois se trata de uma ferramenta poderosa com muitas funcionalidades, que oferece um sistema robusto e seguro para criar ambientes de ensino personalizados utilizando-se de linguagem de programação na criação de um design mais agradável, entre outros recursos que facilitam o acesso.
AreaMET
Arrangement 1urlib.net > BDMCI > Fonds > Produção a partir de 2021 > CGCT > Desenvolvimento de métodos...
Arrangement 2Desenvolvimento de métodos...
doc Directory Contentaccess
source Directory Contentthere are no files
agreement Directory Content
agreement.html 21/10/2021 18:19 1.0 KiB 
4. Conditions of access and use
data URLhttp://urlib.net/ibi/8JMKD3MGP3W34T/45LA8K8
zipped data URLhttp://urlib.net/zip/8JMKD3MGP3W34T/45LA8K8
Languagept
Target FileBarbara Thamires de Fatima Azevedo Ferraz_Resumo.pdf
User Groupsimone
Reader Groupadministrator
simone
Visibilityshown
Update Permissionnot transferred
5. Allied materials
Next Higher Units8JMKD3MGPCW/46KUATE
8JMKD3MGPDW34P/478H5L5
Citing Item Listsid.inpe.br/mtc-m16c/2022/07.08.19.08 3
Host Collectionurlib.net/www/2021/06.04.03.40
6. Notes
NotesBolsa PIBIC/PIBITI/INPE/CNPq.
Empty Fieldsarchivingpolicy archivist callnumber contenttype copyholder copyright creatorhistory descriptionlevel dissemination doi e-mailaddress edition isbn issn keywords label lineage mark mirrorrepository nextedition numberofvolumes orcid parameterlist parentrepositories previousedition previouslowerunit progress readpermission resumeid rightsholder schedulinginformation secondarydate secondarymark serieseditor session shorttitle sponsor subject tertiarymark type url volume
7. Description control
e-Mail (login)simone
update 


Close