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%0 Conference Proceedings
%4 dpi.inpe.br/plutao/2011/11.23.17.23.05
%2 dpi.inpe.br/plutao/2011/11.23.17.23.06
%@issn 2236-2606
%F lattes: 8387223054392194 1 AdinolfiSouz:2011:DIPRSO
%T Uma discussão preliminar sobre o uso de engenharia de requisitos para reduzir riscos no desenvolvimento de futuros sistemas de navegação aeronáutica
%D 2011
%A Adinolfi, Alessandro Gonçalves,
%A Souza, Marcelo Lopes de Oliveira e,
%@affiliation
%@affiliation Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
%@electronicmailaddress aleadinolfi@yahoo.com.br
%@electronicmailaddress
%B Workshop em Engenharia e Tecnologia Espaciais, 2 (WETE).
%C São José dos Campos São José dos Campos
%8 3-4 maio
%I INPE
%J São José dos Campos
%S Anais
%1 INPE
%K CNS-ATM, Sistemas de Navegação Global por Satélite, Engenharia de Sistemas, Engenharia Baseada em Requisitos.
%X O crescente uso de Sistemas Globais de Navegação por Satélite-GNSS em Sistemas de Navegação AeronáuticaANS futuros é uma tendência atual nas comunidades aeronáuticas de operação e regulação. Esta tendência implica a adoção de elementos e interações de um grau de complexidade que é ainda discutido ao redor do mundo. Tal realidade apresenta uma situação de conflito em que, de um lado há uma contínua discussão e uma evolução ainda acentuada da base de requisitos; e do outro, há a demanda da indústria em apresentar soluções de sistemas que atendam às operadoras e usuários. Este conflito expõe a indústria a maiores riscos no ciclo de desenvolvimento e certificação de tais sistemas. Frente a isto, acredita-se que uma abordagem baseada em requisitos seja uma ferramenta efetiva para lidar com tais sistemas altamente integrados ou complexos, sendo a elicitação dos requisitos um importante instrumento para minimização dos efeitos de uma base regulatória em evolução. Este trabalho apresenta uma discussão preliminar sobre o uso de engenharia de requisitos para reduzir riscos no desenvolvimento de futuros sistemas de navegação aeronáutica, como parte de um trabalho maior em andamento. Para tanto, resume alguns conceitos básicos e alternativas tecnológicas, os discute a seguir, e oferece algumas conclusões provisórias. Estas serão verificadas pelo trabalho maior em andamento.
%@language pt
%3 1322.pdf
%O Setores de Atividade: Transporte aéreo.


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