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%0 Conference Proceedings
%4 sid.inpe.br/mtc-m16d/2019/09.20.16.42
%2 sid.inpe.br/mtc-m16d/2019/09.20.16.42.51
%T Projeto Educação: extensão educacional: um projeto de difusão do conhecimento científico
%D 2019
%A Teixeira, Débora Luisa,
%A Silva, Luiz Tadeu da,
%@affiliation Universidade de São Paulo (USP)
%@affiliation Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
%@electronicmailaddress debora.teixeira@inpe.br
%@electronicmailaddress luiz.tadeu@inpe.br
%E Santos, Rafael Duarte Coelho Dos,
%E Mattos, Ariane Frassoni Dos Santos De,
%E Mello, Carina Barros,
%E Queiroz, Gilberto Ribeiro De,
%E Vasconcelos, Leandro Guarino De,
%E Vieira, Luis Eduardo Antunes,
%E Forti, Maria Cristina,
%E Gatto, Rubens Cruz,
%B Seminário de Iniciação Científica e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (SICINPE)
%C São José dos Campos
%8 12-13 ago. 2019
%I Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
%J São José dos Campos
%S Anais
%1 Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
%K projeto educação, conhecimento científico.
%X As produções geradas por Instituições de Pesquisas e Universidades são de extrema importância para o Brasil, e a sua difusão à população é de grande valia, tendo em vista que a sociedade é quem legitima e apoia o desenvolvimento da ciência e tecnologia (SILVA et al., 2017). Neste contexto, em 2017 o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE criou, através do seu Centro de Ciência do Sistema Terrestre (CCST/INPE), o Projeto Educação - Extensão Educacional: Um Projeto de Difusão do Conhecimento Científico, com o objetivo de difundir à sociedade brasileira e ao sistema educacional do país, os temas ambientais inerentes aos trabalhos realizados pelo Instituto. Este projeto de Iniciação Científica tem como principal objetivo auxiliar na implementação do Projeto, através de diversas ações, tais como: levantamento de trabalhos/temas a serem difundidos; desenvolvimento de palestras direcionada aos Alunos (Discentes) e Professores (Docentes) dos ensinos fundamental e médio; desenvolvimento e manutenção de banco de dados específico com consultas em MySQL, com registro de todos os participantes, palestrantes, temas científicos difundidos, escola, data, e demais dados; e desenvolvimento e aplicação de formulários eletrônicos para avaliar a qualidade dos trabalhos/temas científicos ambientais proferidos, bem como sobre a didática utilizada na realização de cada palestra. No primeiro semestre de 2018, 12 (doze) temas científicos foram palestrados em Cruzeiro- SP, atendendo cerca de 460 alunos (total de 72 palestras) da ETEC Prof. José Sant'Ana de Castro. Uma breve pesquisa eletrônica via Google Forms foi realizada, com uma amostra efetiva de 214 (46,1%) respondentes, obtendo-se os seguintes resultados: 98,6% dos participantes responderam que as palestras foram capazes de agregar valor aos seus conhecimentos; 88,8% opinaram que o nível de conhecimento dos palestrantes sobre os assuntos era excelente e 11,2% responderam que era bom; 97,7% alegaram serem capazes de repassar os conhecimentos adquiridos para seus familiares e amigos e 98,6% dos participantes responderam que os conhecimentos adquiridos no Projeto foram capazes de aumentar sua consciência ambiental. No segundo semestre de 2018, dando-se continuidade ao Projeto, foram realizadas 03 palestras na Escola Estadual Oswaldo Cruz em Cruzeiro-SP. De março a maio de 2019 foram realizadas também 09 palestras na Escola de Engenharia de Lorena - EEL/USP no município de Lorena-SP. Novas palestras com temas científicos ambientais, como Mudanças ambientais globais e Uso de geotecnologias em estudos ambientais estão em fase de desenvolvimento e serão ministradas futuramente, com a continuidade do projeto.
%9 CST
%@language pt
%3 2019 DEBORA LUISA.pdf
%O Bolsa PIBIC/INPE/CNPq


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