Fechar

1. Identificação
Tipo de ReferênciaArtigo em Evento (Conference Proceedings)
Sitemtc-m21b.sid.inpe.br
Código do Detentorisadg {BR SPINPE} ibi 8JMKD3MGPCW/3DT298S
Identificador8JMKD3MGP3W34P/3K244MH
Repositóriosid.inpe.br/mtc-m21b/2015/08.03.19.01
Última Atualização2015:08.03.19.01.32 (UTC) administrator
Repositório de Metadadossid.inpe.br/mtc-m21b/2015/08.03.19.01.32
Última Atualização dos Metadados2018:06.04.02.55.33 (UTC) administrator
Chave SecundáriaINPE--PRE/
Chave de CitaçãoBertoFern:2015:ExEnDi
TítuloExperimentos para o ensino e a divulgação do conhecimento fotovoltaico
Ano2015
Data de Acesso29 mar. 2024
Tipo SecundárioPRE CN
Número de Arquivos5
Tamanho6763 KiB
2. Contextualização
Autor1 Berto, Gislene Aparecida
2 Fernandes, Bruno Bacci
Grupo1
2 LAP-CTE-INPE-MCTI-GOV-BR
Afiliação1 ETEP
2 Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
Endereço de e-Mail do Autor1 gisleneaparecida@hotmail.com
2 bruno.bacci@plasma.inpe.br
Nome do EventoSeminário de Iniciação Científica e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação
Localização do EventoSão José dos Campos, SP
Data30-31 jul.
Editora (Publisher)Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
Cidade da EditoraSão José dos Campos, SP
Histórico (UTC)2015-08-03 19:01:32 :: simone -> administrator ::
2018-06-04 02:55:33 :: administrator -> simone :: 2015
3. Conteúdo e estrutura
É a matriz ou uma cópia?é a matriz
Estágio do Conteúdoconcluido
Transferível1
ResumoÉ de conhecimento geral a necessidade de inserção de novos temas nos materiais didáticos dos ensinos básicos do país. A evolução e acessibilidade às novas tecnologias por um público cada vez mais jovem faz com que se torne imprescindível à ampliação na base de conhecimento atual. Divulgar estes recursos é uma das formas de inserir tais conhecimentos no cotidiano dos jovens. A divulgação pode ser realizada tanto por educadores quanto por grupos de pesquisa, ou por ambos em conjunto. Com base nesta necessidade, o presente trabalho objetiva a divulgação da energia fotovoltaica, visto que atualmente essa energia que é produzida diretamente dos raios solares se mostra a mais vantajosa, mas ainda pouco explorada no Brasil. A partir de pesquisas e discussões realizadas no decorrer do presente trabalho, foi elaborado um material didático que permite o entendimento de pessoas, acima de doze anos, a respeito da energia fotovoltaica. O material criado engloba um questionário sobre conceitos básicos que levam a compreensão do tema principal. O questionário foi aplicado primeiramente em uma parcela mista da sociedade, parcela esta que apresentou um grande desconhecimento do assunto. A partir de um programa criado pelo Ministério da Educação chamado de Programa Mais Educação os participantes do projeto tiveram a oportunidade de aplicar o material didático em sala de aula. O material anteriormente produzido para ser aplicado em um dia foi ampliado para cinco dias de divulgação, o tempo de duração da oficina, que foi aplicada a três diferentes turmas. As turmas foram avaliadas a partir dos questionários pertencentes ao material didático criado. No início do projeto nenhum dos jovens acertou todas as questões aplicadas, 47,37% acertou apenas uma questão e 36,84% acertou duas questões. Ao fim do projeto o mesmo questionário foi aplicado novamente onde 21,05% dos jovens acertaram todas as questões, 57,89% acertaram duas questões e 15,79% acertaram uma questão. Tais resultados comprovam a evolução dos alunos a respeito do tema. Deseja-se estender o projeto para diversas unidades escolares, com o intuito de enriquecer o conhecimento dos jovens e propagar o conceito de energia fotovoltaica.
ÁreaFISPLASMA
Arranjourlib.net > BDMCI > Fonds > Produção anterior à 2021 > LABAP > Experimentos para o...
Conteúdo da Pasta docacessar
Conteúdo da Pasta sourcenão têm arquivos
Conteúdo da Pasta agreement
agreement.html 03/08/2015 16:01 1.0 KiB 
4. Condições de acesso e uso
URL dos dadoshttp://urlib.net/ibi/8JMKD3MGP3W34P/3K244MH
URL dos dados zipadoshttp://urlib.net/zip/8JMKD3MGP3W34P/3K244MH
Idiomapt
Grupo de Usuáriossimone
Grupo de Leitoresadministrator
simone
Visibilidadeshown
Permissão de Leituraallow from all
Permissão de Atualizaçãonão transferida
5. Fontes relacionadas
Repositório Espelhourlib.net/www/2011/03.29.20.55
Unidades Imediatamente Superiores8JMKD3MGPCW/3ET2RFS
Acervo Hospedeirosid.inpe.br/mtc-m21b/2013/09.26.14.25.20
6. Notas
Campos Vaziosarchivingpolicy archivist booktitle callnumber contenttype copyholder copyright creatorhistory descriptionlevel dissemination doi e-mailaddress edition editor format isbn issn keywords label lineage mark nextedition notes numberofvolumes orcid organization pages parameterlist parentrepositories previousedition previouslowerunit progress project resumeid rightsholder schedulinginformation secondarydate secondarymark serieseditor session shorttitle sponsor subject targetfile tertiarymark tertiarytype type url versiontype volume
7. Controle da descrição
e-Mail (login)simone
atualizar 


Fechar