Fechar

1. Identificação
Tipo de ReferênciaArtigo em Evento (Conference Proceedings)
Sitemtc-m21b.sid.inpe.br
Código do Detentorisadg {BR SPINPE} ibi 8JMKD3MGPCW/3DT298S
Identificador8JMKD3MGP3W34P/3N5E6M5
Repositóriosid.inpe.br/mtc-m21b/2017/01.03.18.23
Última Atualização2020:06.22.18.53.50 (UTC) simone
Repositório de Metadadossid.inpe.br/mtc-m21b/2017/01.03.18.23.02
Última Atualização dos Metadados2022:07.08.21.13.32 (UTC) administrator
Chave SecundáriaINPE--PRE/
Chave de CitaçãoBertoFern:2016:ExEnDi
TítuloExperimentos para o ensino e a divulgação do conhecimento fotovoltaico
Ano2016
Data de Acesso19 abr. 2024
Tipo SecundárioPRE CN
Número de Arquivos1
Tamanho186 KiB
2. Contextualização
Autor1 Berto, Gislene Aparecida
2 Fernandes, Bruno Bacci
Grupo1
2 LAP-CTE-INPE-MCTI-GOV-BR
Afiliação1 ETEP
2 Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
Endereço de e-Mail do Autor1 gisleneaparecida@hotmail.com
2 bruno.bacci@plasma.inpe.br
Nome do EventoSeminário de Iniciação Científica e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (SICINPE)
Localização do EventoSão José dos Campos, SP
Data25-26 jul.
Editora (Publisher)Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
Cidade da EditoraSão José dos Campos, SP
Histórico (UTC)2017-01-20 18:08:25 :: simone -> administrator :: 2016
2018-06-04 02:41:48 :: administrator -> simone :: 2016
2020-06-22 18:53:51 :: simone -> administrator :: 2016
2022-07-08 21:13:32 :: administrator -> simone :: 2016
3. Conteúdo e estrutura
É a matriz ou uma cópia?é a matriz
Estágio do Conteúdoconcluido
Transferível1
ResumoO presente trabalho tem criado materiais didáticos para diversas situações educacionais, de forma que pode ser adaptado em conteúdos programáticos do ensino fundamental. Foi realizada a inclusão dos conhecimentos relacionados à energia fotovoltaica no ensino de jovens em situação de vulnerabilidade, mas também no modelo da escola integral e na tradicional (na disciplina de matemática). O projeto tem obtido novos adeptos e simpatizantes com o início das atividades de ensino do orientador, que vêm repassando tais informações a um maior número de pessoas. As explanações presenciais permitem debates em torno dos temas do projeto, por exemplo, os meios de obtenção de energia limpa e renovável, o efeito solar e os conhecimentos necessários para a implantação de sistemas fotovoltaicos. Na inserção do projeto na disciplina de matemática, o interesse pelo aprendizado da tecnologia fotovoltaica foi confirmado, pois 100% dos alunos entrevistados responderam de forma positiva quando questionados se estariam dispostos a estudarem o tema proposto, mesmo este não sendo parte obrigatória do currículo. O interesse pelo ambiente da pesquisa também foi confirmado, 64% afirmaram que gostariam de trabalhar com pesquisa em diversas áreas e 100% gostariam de conhecer os laboratórios do INPE. Houve uma resposta positiva a respeito de consumo energético, pois 64,29% passaram a economizar energia em suas casas e 79% conversaram com os pais sobre o assunto, comprovando a importância que os alunos deram ao tema, agindo como agentes multiplicadores. O projeto também foi aplicado na Universidade Braz Cubas, através de palestras para alguns de seus alunos de graduação, os quais demonstraram interesse de aplicá-lo nos projetos desenvolvidos com a comunidade, podendo estendê-lo para as escolas de ensino fundamental e médio de Mogi das cruzes.
ÁreaFISPLASMA
Arranjo 1urlib.net > BDMCI > Fonds > Produção anterior à 2021 > LABAP > Experimentos para o...
Arranjo 2urlib.net > BDMCI > Fonds > Acervo PIBIC/PIBITI > PIBIC/PIBITI 2016 > Experimentos para o...
Conteúdo da Pasta docacessar
Conteúdo da Pasta sourcenão têm arquivos
Conteúdo da Pasta agreement
agreement.html 03/01/2017 16:23 1.0 KiB 
4. Condições de acesso e uso
URL dos dadoshttp://urlib.net/ibi/8JMKD3MGP3W34P/3N5E6M5
URL dos dados zipadoshttp://urlib.net/zip/8JMKD3MGP3W34P/3N5E6M5
Idiomapt
Arquivo AlvoBerto_experimentos.pdf
Grupo de Usuáriossimone
Grupo de Leitoresadministrator
simone
Visibilidadeshown
Permissão de Atualizaçãonão transferida
5. Fontes relacionadas
Repositório Espelhourlib.net/www/2011/03.29.20.55
Unidades Imediatamente Superiores8JMKD3MGPCW/3ET2RFS
8JMKD3MGPDW34P/478H8MB
Lista de Itens Citandosid.inpe.br/mtc-m16c/2022/07.08.19.45 1
Acervo Hospedeirosid.inpe.br/mtc-m21b/2013/09.26.14.25.20
6. Notas
NotasBolsa PIBIC/INPE/CNPq
Campos Vaziosarchivingpolicy archivist booktitle callnumber contenttype copyholder copyright creatorhistory descriptionlevel dissemination doi e-mailaddress edition editor format isbn issn keywords label lineage mark nextedition numberofvolumes orcid organization pages parameterlist parentrepositories previousedition previouslowerunit progress project readpermission resumeid rightsholder schedulinginformation secondarydate secondarymark serieseditor session shorttitle sponsor subject tertiarymark tertiarytype type url versiontype volume
7. Controle da descrição
e-Mail (login)simone
atualizar 


Fechar