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		<title>Consumo de energia nos sistemas residenciais e de transporte para cálculo da pegada ecológica de nitrogênio: adaptação de metodologia para o Brasil</title>
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		<author>Lourenço, Bruno Uemura da Silva,</author>
		<author>Ometto, Jean Pierre Henry Balbaud,</author>
		<author>Nolasco, Camille Lanzarotti,</author>
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		<city>São José dos Campos</city>
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		<keywords>Nitrogênio reativo, Fator de Emissão, N Footprint.</keywords>
		<abstract>O Nitrogênio (N) é um nutriente essencial para a vida na Terra, porém processos antropogênicos de produção de energia e alimentos podem resultar em excesso de N reativo que podem causar impactos negativos no ambiente, na saúde humana, e para a economia. Este trabalho tem como objetivo auxiliar no desenvolvimento da adaptação de metodologia para a construção de uma versão brasileira do modelo que calcula a Pegada Ecológica de Nitrogênio (N-Footprint), desenvolvido por Leach et al. (2012) e faz parte do projeto INMS (Sistema de Manejo Internacional do Nitrogênio, em português). O INMS envolve vários países, e tem como objetivo envolver a comunidade cientifica e os diversos setores da sociedade para sintetizarem juntos evidências que gerem o desenvolvimento de políticas internacionais visando melhorar a gestão global do nitrogênio (N). A partir da pesquisa realizada, foram feitos extensos levantamentos bibliográficos a fim de se obter dados para estimar a emissão do N reativo (Nr) relacionado ao consumo doméstico nos setores de transporte e energia por habitante (per capta), segundo às emissões nestes setores no Brasil. Foram consultados relatórios disponibilizados por diversos órgãos de pesquisa, a fim de se obter o conjunto de dados necessário. Contudo, vários dados utilizados no modelo desenvolvido por Leach et al. (2012) não se encontram disponíveis para o Brasil. Desta forma, mais levantamentos bibliográficos foram necessários para a obtenção de outros dados secundários que auxiliassem na estimativa, e adaptações na metodologia foram necessárias. Os dados foram então organizados em planilhas virtuais. Para o cálculo do fator médio de emissão de Nr no uso de energia doméstica pela população brasileira, seguiu-se a linha metodológica bottom-up do N-Footprint (Leach et al., 2012). Os resultados dos cálculos para números de moradores por domicílio, consumo médio por domicílio e fator de emissão foram cruzados obtendo-se um valor de aproximadamente 2,52 kg Nr/ano per capta. Posteriormente, calculou-se o mesmo fator em relação ao transporte individual da população, segregado por dois tipos de veículos utilizados (motocicletas e carros). Obteve-se os valores aproximados de 0,32 kg Nr/ano da população brasileira para usuários de automóvel e 0,81 kg Nr/ano para usuários de motocicleta. Foi calculado também, o fator de emissão em relação a população usuária de transporte coletivo, obtendo-se o valor de 0,072 kg Nr/ano. Estão em andamento as coletas de informações necessárias para a complementação do cálculo da pegada ecológica no setor de transporte, relativas a usuários de transporte aéreo, e hidroviário.</abstract>
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