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%0 Report
%4 sid.inpe.br/mtc-m21c/2019/09.10.13.28
%2 sid.inpe.br/mtc-m21c/2019/09.10.13.28.22
%T Consumo de energia nos sistemas residenciais e de transporte para cálculo da pegada ecológica de nitrogênio: adaptação de metodologia para o Brasil
%D 2019
%9 RPQ
%P 22
%A Lourenço, Bruno Uemura da Silva,
%A Ometto, Jean Pierre Henry Balbaud,
%A Nolasco, Camille Lanzarotti,
%@affiliation Universidade Estadual Paulista (UNESP)
%@affiliation Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
%@affiliation Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
%@electronicmailaddress brunouemurasilva@gmail.com
%@electronicmailaddress jean.ometto@inpe.br
%@electronicmailaddress camille.nolasco@inpe.br
%I Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
%C São José dos Campos
%K Nitrogênio reativo, Fator de Emissão, N Footprint.
%X O Nitrogênio (N) é um nutriente essencial para a vida na Terra, porém processos antropogênicos de produção de energia e alimentos podem resultar em excesso de N reativo que podem causar impactos negativos no ambiente, na saúde humana, e para a economia. Este trabalho tem como objetivo auxiliar no desenvolvimento da adaptação de metodologia para a construção de uma versão brasileira do modelo que calcula a Pegada Ecológica de Nitrogênio (N-Footprint), desenvolvido por Leach et al. (2012) e faz parte do projeto INMS (Sistema de Manejo Internacional do Nitrogênio, em português). O INMS envolve vários países, e tem como objetivo envolver a comunidade cientifica e os diversos setores da sociedade para sintetizarem juntos evidências que gerem o desenvolvimento de políticas internacionais visando melhorar a gestão global do nitrogênio (N). A partir da pesquisa realizada, foram feitos extensos levantamentos bibliográficos a fim de se obter dados para estimar a emissão do N reativo (Nr) relacionado ao consumo doméstico nos setores de transporte e energia por habitante (per capta), segundo às emissões nestes setores no Brasil. Foram consultados relatórios disponibilizados por diversos órgãos de pesquisa, a fim de se obter o conjunto de dados necessário. Contudo, vários dados utilizados no modelo desenvolvido por Leach et al. (2012) não se encontram disponíveis para o Brasil. Desta forma, mais levantamentos bibliográficos foram necessários para a obtenção de outros dados secundários que auxiliassem na estimativa, e adaptações na metodologia foram necessárias. Os dados foram então organizados em planilhas virtuais. Para o cálculo do fator médio de emissão de Nr no uso de energia doméstica pela população brasileira, seguiu-se a linha metodológica bottom-up do N-Footprint (Leach et al., 2012). Os resultados dos cálculos para números de moradores por domicílio, consumo médio por domicílio e fator de emissão foram cruzados obtendo-se um valor de aproximadamente 2,52 kg Nr/ano per capta. Posteriormente, calculou-se o mesmo fator em relação ao transporte individual da população, segregado por dois tipos de veículos utilizados (motocicletas e carros). Obteve-se os valores aproximados de 0,32 kg Nr/ano da população brasileira para usuários de automóvel e 0,81 kg Nr/ano para usuários de motocicleta. Foi calculado também, o fator de emissão em relação a população usuária de transporte coletivo, obtendo-se o valor de 0,072 kg Nr/ano. Estão em andamento as coletas de informações necessárias para a complementação do cálculo da pegada ecológica no setor de transporte, relativas a usuários de transporte aéreo, e hidroviário.
%@language pt
%3 BRUNO UEMURA.pdf
%O Bolsa PIBIC/INPE/CNPq


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