Fechar

@PhDThesis{Cividanes:2021:SoHíPl,
               author = "Cividanes, Filipe de Simone",
                title = "Uma solu{\c{c}}{\~a}o h{\'{\i}}brida de planejamento embarcado 
                         para aumentar a autonomia operacional de sat{\'e}lites baseada em 
                         rede de tarefas hier{\'a}rquicas e infer{\^e}ncia de estados",
               school = "Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)",
                 year = "2021",
              address = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos",
                month = "2020-10-29",
             keywords = "planejamento h{\'{\i}}brido, autonomia de sat{\'e}lites, 
                         planejamento em rede de tarefas hier{\'a}rquicas, planejamento 
                         cl{\'a}ssico baseado em a{\c{c}}{\~o}es, planejamento 
                         automatizado de miss{\~a}o, planejamento de tempo real, 
                         arquitetura de planejamento automatizado a bordo de sat{\'e}lite, 
                         hybrid planning, satellite autonomy, hierarchical task network 
                         planning, action-based classical planning, onboard automated 
                         mission planning, real-time planning, satellite onboard automated 
                         planning architecture.",
             abstract = "Tradicionalmente, as opera{\c{c}}{\~o}es de miss{\~o}es 
                         espaciais s{\~a}o baseadas em atividades planejadas pelo segmento 
                         solo. Devido a janelas de visibilidade restritas e atrasos na 
                         comunica{\c{c}}{\~a}o entre o sat{\'e}lite e as 
                         esta{\c{c}}{\~o}es de opera{\c{c}}{\~a}o em solo, alguns 
                         sistemas espaciais n{\~a}o podem ser completamente controlados 
                         por solo em tempo real. Como forma de superar isso, os operadores 
                         lan{\c{c}}am m{\~a}o da execu{\c{c}}{\~a}o agendada de 
                         comandos temporizados, planejados com anteced{\^e}ncia pelo 
                         centro de controle, para a opera{\c{c}}{\~a}o em 
                         per{\'{\i}}odos fora de comunica{\c{c}}{\~a}o, que podem 
                         atingir at{\'e} 90% do tempo da miss{\~a}o. Uma maneira de 
                         melhorar a opera{\c{c}}{\~a}o {\'e} equipar o software de voo 
                         com um sistema aut{\^o}nomo de tomada de decis{\~o}es, que 
                         implemente t{\'e}cnicas de planejamento automatizado de 
                         miss{\~a}o. Neste contexto, esta Tese prop{\~o}e uma 
                         solu{\c{c}}{\~a}o h{\'{\i}}brida de planejamento embarcado 
                         baseado em rede de tarefas hier{\'a}rquica e infer{\^e}ncia de 
                         estados para aumentar o n{\'{\i}}vel de autonomia operacional de 
                         sat{\'e}lites. A abordagem h{\'{\i}}brida desta Tese {\'e} 
                         centrada nas regras de controle da decomposi{\c{c}}{\~a}o 
                         hier{\'a}rquica de tarefas aliada {\`a} abordagem generativa do 
                         planejamento cl{\'a}ssico baseado em a{\c{c}}{\~o}es. Tal 
                         solu{\c{c}}{\~a}o implica na cria{\c{c}}{\~a}o de uma nova 
                         forma de representa{\c{c}}{\~a}o do conhecimento a bordo do 
                         sat{\'e}lite, de um planejador computacionalmente leve e 
                         compat{\'{\i}}vel com as restri{\c{c}}{\~o}es impostas pelo 
                         hardware de voo qualificado para uso espacial, que possui baixa 
                         capacidade de processamento. Um planejador h{\'{\i}}brido e 
                         modelo embarcado s{\~a}o propostos, implementados e testados como 
                         elementos de uma arquitetura de planejamento hier{\'a}rquico 
                         organizada em camadas que permite unificar planejamento e 
                         escalonamento, mantendo-se a capacidade de revis{\~a}o de planos. 
                         A solu{\c{c}}{\~a}o foi submetida a cen{\'a}rios experimentais 
                         de planejamento embarcado a partir de um estudo de caso 
                         real{\'{\i}}stico voltado a uma miss{\~a}o de sensoriamento 
                         remoto. A modelagem do problema na nova representa{\c{c}}{\~a}o 
                         do dom{\'{\i}}nio e os experimentos realizados em um ambiente 
                         computacional representativo da {\'a}rea espacial puderam atestar 
                         a viabilidade da solu{\c{c}}{\~a}o proposta. Os resultados de 
                         planejamento obtidos se mostraram promissores frente ao estado da 
                         arte do dom{\'{\i}}nio embarcado de sat{\'e}lites. Conclui-se 
                         que o paradigma h{\'{\i}}brido proposto permite acrescentar 
                         ganhos de desempenho computacionais usando as 
                         informa{\c{c}}{\~o}es hier{\'a}rquicas do dom{\'{\i}}nio e, 
                         ao mesmo tempo, ser mais responsivo a situa{\c{c}}{\~o}es 
                         n{\~a}o previstas atrav{\'e}s da abordagem generativa, 
                         mostrando-se uma solu{\c{c}}{\~a}o interessante principalmente 
                         para aplica{\c{c}}{\~o}es de tempo real, como sat{\'e}lites. 
                         ABSTRACT: Traditionally, space mission operations are based on 
                         activities planned by the ground segment. Due to restricted 
                         visibility windows and delays in communication between the 
                         satellite and ground stations, some space systems cannot be 
                         completely controlled in real-time. As a way to overcome this, the 
                         operators resort to the scheduled execution of time-tagged 
                         commands, predefined by the ground segment, for the operation in 
                         periods out of communication, which can reach up to 90% of the 
                         mission time. One way to improve the operation is to equip the 
                         space flight software with an autonomous decision-making system 
                         that implements automated mission planning techniques. In this 
                         context, this thesis proposes a hybrid solution for onboard 
                         planning based on a Hierarchical Task Network (HTN) and state 
                         inference in order to increase the level of spacecraft autonomy. A 
                         hybrid planning approach centered on the control rules for the 
                         task reduction scheme is proposed, together with the generative 
                         paradigm of action-based classical planning. Such a solution 
                         implies the creation of a new form of knowledge representation 
                         onboard the satellite, of a computationally lightweight planner 
                         compatible with the constraints imposed by space-qualified 
                         hardware, which has low processing capacity. A hybrid planner and 
                         onboard model are proposed, implemented, and tested as elements of 
                         a layered architecture based on hierarchical planning that allows 
                         unifying planning and scheduling, maintaining the ability to 
                         review plans. The solution was submitted to experimental scenarios 
                         based on a realistic case study aimed at a Brazilian 
                         remote-sensing mission. The modeling of the problem and the 
                         experiments carried out in a representative space computational 
                         environment could attest to the viability of the proposed 
                         solution. The planning results obtained are promising given the 
                         state-of-the-art in the satellite onboard domain. It is concluded 
                         that the hybrid paradigm allows enhancing computational 
                         performance gains using hierarchical information of the domain and 
                         at the same time to be more responsive to unforeseen situations 
                         achieved by the generative approach, showing itself to be an 
                         advantageous solution mainly for real-time applications, such as 
                         satellites.",
            committee = "Santos, Walter Abrah{\~a}o dos (presidente) and Ferreira, 
                         Maur{\'{\i}}cio Gon{\c{c}}alves Vieira (orientador) and 
                         Kucinskis, Fabr{\'{\i}}cio de Novaes (orientador) and Arias, 
                         Ronaldo and Silva, Rodrigo Rocha and Lobo, Jos{\'e} Eduardo 
                         Morello",
         englishtitle = "A hybrid onboard planning solution to increase satellite 
                         operational autonomy based on hierarchical task network and state 
                         inference",
             language = "pt",
                pages = "264",
                  ibi = "8JMKD3MGP3W34R/43G3L3B",
                  url = "http://urlib.net/ibi/8JMKD3MGP3W34R/43G3L3B",
           targetfile = "publicacao.pdf",
        urlaccessdate = "06 maio 2024"
}


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