Fechar

%0 Conference Proceedings
%4 sid.inpe.br/mtc-m21c/2020/11.05.11.34
%2 sid.inpe.br/mtc-m21c/2020/11.05.11.34.06
%F self-archiving-INPE-MCTIC-GOV-BR
%T Projeto educação - extensão educacional: um projeto de difusão do conhecimento científico
%D 2020
%A Teixeira, Beatriz Felix,
%A Silva, Luiz Tadeu da,
%@affiliation Universidade de São Paulo (USP)
%@affiliation Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
%@electronicmailaddress beatriz99ft@usp.br
%@electronicmailaddress luiz.tadeu@inpe.br, luiz.tadeu.silva@gmail.com
%E Ribeiro, Valéria Cristina dos Santos,
%E Dal Lago, Alisson,
%E Paulicena, Edésio Hernane,
%E Mattos, Everson,
%E Garbi, Giuliani Paulineli,
%E Hey, Heyder,
%E Almeida, José Sergio de,
%E Gonçalves, Luis Gustavo Gonçalves de,
%E Alves, Lincoln Muniz,
%E Saturno, Mario Eugênio,
%E Novaes Júnior, René Antonio,
%E Sutério, Ricardo,
%E Irita, Ricardo Toshiyuki,
%B Seminário de Iniciação Científica e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (SICINPE)
%C On line
%8 28 set. - 01 out.
%I Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
%J São José dos Campos
%S Resumos
%X O conhecimento e o desenvolvimento científicos e tecnológicos promovidos por Universidades e Instituições de Pesquisa são essenciais para o Brasil, bem como sua difusão à população, de modo que a sociedade tenha consciência de sua importância e apoie novas produções no âmbito da ciência e da tecnologia. Diante desse contexto, o Projeto Educação Extensão Educacional: Um Projeto de Difusão do Conhecimento Científico foi iniciado em 2017 pelo Centro de Ciência do Sistema Terrestre (CCST) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), com o objetivo de promover ao sistema educacional e à sociedade brasileira palestras sobre temas ambientais inerentes aos trabalhos do Instituto. Assim, esta Iniciação Científica teve como objetivo principal contribuir para o avanço do Projeto por meio de: levantamento dos temas e trabalhos desenvolvidos pelo INPE; pesquisas acadêmicas em bancos de dados científicos sobre os temas a serem difundidos; consultas no banco de dados do Projeto aos temas, número de palestras realizadas e número de participantes alcançados; e análise dos dados. Desde o início de sua atuação, em 2017, o Projeto promoveu um total de 289 palestras didáticas relacionadas aos seguintes temas científico ambientais: Biomas do Brasil; Desastres Naturais e Escorregamentos de Terra; Desmatamento; Difusão do Conhecimento Científico; Eucalipto; Fitorremediação; Geografia da Malária no Brasil; Geotecnologias; Hidrologia e Mudanças do Uso e Cobertura da Terra; Meteorologia Básica; Mudanças Ambientais Globais; Oceanografia; Padrões de Urbanização e Gestão das Cidades; Pegada Ecológica; Qualidade do Ar; Queimadas; Recuperação de Nascentes; e Reflorestamento. Essas informações, bem como outros dados relevantes ao Projeto, são armazenadas e constantemente atualizadas em um banco de dados criado em 2018. A qualidade das palestras foi avaliada em 2019 através de pesquisa eletrônica realizada com os participantes, cujos resultados foram positivos. Dentre os temas citados, o mais abordado tanto em 2017 quanto em 2019 foi Biomas do Brasil. Em 2018, predominaram as palestras sobre Desastres Naturais e Escorregamentos de Terra. Os temas Desmatamento, Qualidade do Ar, Queimadas, Recuperação de Nascentes e Reflorestamento foram frequentemente difundidos durante todos os anos do Projeto. Ademais, em 2019, foram promovidos os cursos: Uso de geotecnologias em estudos ambientais, realizado na Escola de Engenharia de Lorena (EEL/USP); e Técnicas de preservação e recuperação ambiental: um projeto de revitalização do espaço escolar, na Escola Estadual Maria Izabel Fontoura, localizada no município de Cachoeira Paulista. Através dessas ações, foi alcançado um total de 11.399 pessoas, incluindo Alunos (Discentes) e Professores (Docentes) dos ensinos fundamental e médio de escolas públicas e de Universidades. Estão em desenvolvimento novos temas, como Biorremediação de solos contaminados, a serem palestrados no futuro com a sequência do Projeto.
%@language pt
%3 Resumo_PIBIC-Beatriz Felix Teixeira.pdf
%O Bolsa PIBIC/INPE/CNPq


Fechar