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@InProceedings{LourençoOmetNola:2020:AdMeBr,
               author = "Louren{\c{c}}o, Bruno Uemura da Silva and Ometto, Jean Pierre 
                         Henry Balbaud and Nolasco, Camille Lanzarotti",
          affiliation = "{Universidade Estadual Paulista (UNESP)} and {Instituto Nacional 
                         de Pesquisas Espaciais (INPE)} and {Instituto Nacional de 
                         Pesquisas Espaciais (INPE)}",
                title = "Consumo de energia nos sistemas residenciais e de transporte para 
                         c{\'a}lculo da pegada ecol{\'o}gica de nitrog{\^e}nio: 
                         adapta{\c{c}}{\~a}o de metodologia para o Brasil",
            booktitle = "Anais...",
                 year = "2020",
               editor = "Ribeiro, Val{\'e}ria Cristina dos Santos Ribeiro and Dal Lago, 
                         Alisson and Paulicena, Ed{\'e}sio Hernane and Mattos, Everson and 
                         Garbi, Giuliani Paulineli and Hey, Heyder and Almeida, Jos{\'e} 
                         Sergio de and Gon{\c{c}}alves, Luis Gustavo Gon{\c{c}}alves de 
                         and Alves, Lincoln Muniz and Saturno, Mario Eug{\^e}nio and 
                         Novaes J{\'u}nior, Ren{\'e} Antonio and Sut{\'e}rio, Ricardo 
                         and Irita, Ricardo Toshiyuki",
         organization = "Semin{\'a}rio de Inicia{\c{c}}{\~a}o Cient{\'{\i}}fica e 
                         Inicia{\c{c}}{\~a}o em Desenvolvimento Tecnol{\'o}gico e 
                         Inova{\c{c}}{\~a}o (SICINPE)",
            publisher = "Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)",
              address = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos",
                 note = "{Bolsa PIBIC/INPE/CNPq.}",
             abstract = "O Nitrog{\^e}nio (N) {\'e} um nutriente essencial para a vida na 
                         Terra, por{\'e}m processos antropog{\^e}nicos de 
                         produ{\c{c}}{\~a}o de energia e alimentos podem resultar em 
                         excesso de N reativo que podem causar impactos negativos no 
                         ambiente, na sa{\'u}de humana, e para a economia. Este projeto de 
                         Inicia{\c{c}}{\~a}o Cient{\'{\i}}fica iniciou em agosto de 
                         2018 com o objetivo de auxiliar no desenvolvimento da 
                         adapta{\c{c}}{\~a}o de metodologia para a constru{\c{c}}{\~a}o 
                         de uma vers{\~a}o brasileira do modelo que calcula a Pegada 
                         Ecol{\'o}gica de Nitrog{\^e}nio (N-Footprint), desenvolvido por 
                         Leach et al. (2012) e faz parte do projeto INMS ( Sistema de 
                         Manejo Internacional do Nitrog{\^e}nio, em portugu{\^e}s). O 
                         INMS envolve v{\'a}rios pa{\'{\i}}ses, e tem como objetivo 
                         envolver a comunidade cient{\'{\i}}fica e os diversos setores da 
                         sociedade para sintetizarem juntos evid{\^e}ncias que gerem o 
                         desenvolvimento de pol{\'{\i}}ticas internacionais visando 
                         melhorar a gest{\~a}o global do nitrog{\^e}nio (N). Durante os 
                         meses de trabalho deste est{\'a}gio de inicia{\c{c}}{\~a}o 
                         cient{\'{\i}}fica, foram feitos extensos levantamentos 
                         bibliogr{\'a}ficos a fim de se obter dados para estimar a 
                         emiss{\~a}o do N reativo (Nr) relacionado ao consumo 
                         dom{\'e}stico nos setores de transporte e energia por habitante 
                         (per capta), segundo {\`a}s emiss{\~o}es nestes setores no 
                         Brasil. Foram consultados relat{\'o}rios disponibilizados por 
                         diversos {\'o}rg{\~a}os de pesquisa, a fim de se obter o 
                         conjunto de dados necess{\'a}rio. Contudo, v{\'a}rios dados 
                         utilizados no modelo desenvolvido por Leach et al. (2012) n{\~a}o 
                         se encontram dispon{\'{\i}}veis para o Brasil. Desta forma, mais 
                         levantamentos bibliogr{\'a}ficos foram necess{\'a}rios para a 
                         obten{\c{c}}{\~a}o de outros dados secund{\'a}rios que 
                         auxiliassem na estimativa, e adapta{\c{c}}{\~o}es na metodologia 
                         foram necess{\'a}rias. Os dados foram ent{\~a}o organizados em 
                         planilhas virtuais. Para o c{\'a}lculo do fator m{\'e}dio de 
                         emiss{\~a}o de Nr no uso de energia dom{\'e}stica pela 
                         popula{\c{c}}{\~a}o brasileira, seguiu-se a linha 
                         metodol{\'o}gica bottom-up do N-Footprint (Leach et al., 2012). 
                         Os resultados dos c{\'a}lculos para n{\'u}meros de moradores por 
                         domic{\'{\i}}lio, consumo m{\'e}dio por domic{\'{\i}}lio e 
                         fator de emiss{\~a}o foram cruzados obtendo-se um valor de 
                         aproximadamente 2,52 kg NOx/ano per capta. Posteriormente, 
                         calculou-se o mesmo fator em rela{\c{c}}{\~a}o ao transporte da 
                         popula{\c{c}}{\~a}o, segregado por tr{\^e}s tipos de meios de 
                         transporte utilizados, ve{\'{\i}}culos automotores (motocicletas 
                         e carros), transporte a{\'e}reo e transporte coletivo. Obteve-se 
                         os valores aproximados de 0,32 kg NOx/ano da popula{\c{c}}{\~a}o 
                         brasileira para usu{\'a}rios de autom{\'o}vel e 0,81 kg NOx/ano 
                         da popula{\c{c}}{\~a}o brasileira para usu{\'a}rios de 
                         motocicleta. Em rela{\c{c}}{\~a}o as emiss{\~o}es por 
                         transporte a{\'e}reo se obteve o valor de 0,89 Kg NOx/ano per 
                         capta e, em rela{\c{c}}{\~a}o as emiss{\~o}es pelo uso do 
                         transporte p{\'u}blico o valor de 0,072 kg NOx/ano per capta. 
                         Somando-se os fatores de emiss{\~o}es da popula{\c{c}}{\~a}o 
                         brasileira nos tr{\^e}s meios de transporte citados, se t{\^e}m 
                         um valor total de 3,89 kg NOx/ano per capta.",
  conference-location = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos",
      conference-year = "28 set. – 01 out.",
                label = "self-archiving-INPE-MCTIC-GOV-BR",
             language = "pt",
                  ibi = "8JMKD3MGP3W34R/43RA7B2",
                  url = "http://urlib.net/ibi/8JMKD3MGP3W34R/43RA7B2",
           targetfile = "Resumo_PIBIC-Bruno Uemura da Silva Louren{\c{c}}o.pdf",
        urlaccessdate = "05 maio 2024"
}


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