@InProceedings{LourençoOmetNola:2020:AdMeBr,
author = "Louren{\c{c}}o, Bruno Uemura da Silva and Ometto, Jean Pierre
Henry Balbaud and Nolasco, Camille Lanzarotti",
affiliation = "{Universidade Estadual Paulista (UNESP)} and {Instituto Nacional
de Pesquisas Espaciais (INPE)} and {Instituto Nacional de
Pesquisas Espaciais (INPE)}",
title = "Consumo de energia nos sistemas residenciais e de transporte para
c{\'a}lculo da pegada ecol{\'o}gica de nitrog{\^e}nio:
adapta{\c{c}}{\~a}o de metodologia para o Brasil",
booktitle = "Anais...",
year = "2020",
editor = "Ribeiro, Val{\'e}ria Cristina dos Santos Ribeiro and Dal Lago,
Alisson and Paulicena, Ed{\'e}sio Hernane and Mattos, Everson and
Garbi, Giuliani Paulineli and Hey, Heyder and Almeida, Jos{\'e}
Sergio de and Gon{\c{c}}alves, Luis Gustavo Gon{\c{c}}alves de
and Alves, Lincoln Muniz and Saturno, Mario Eug{\^e}nio and
Novaes J{\'u}nior, Ren{\'e} Antonio and Sut{\'e}rio, Ricardo
and Irita, Ricardo Toshiyuki",
organization = "Semin{\'a}rio de Inicia{\c{c}}{\~a}o Cient{\'{\i}}fica e
Inicia{\c{c}}{\~a}o em Desenvolvimento Tecnol{\'o}gico e
Inova{\c{c}}{\~a}o (SICINPE)",
publisher = "Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)",
address = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos",
note = "{Bolsa PIBIC/INPE/CNPq.}",
abstract = "O Nitrog{\^e}nio (N) {\'e} um nutriente essencial para a vida na
Terra, por{\'e}m processos antropog{\^e}nicos de
produ{\c{c}}{\~a}o de energia e alimentos podem resultar em
excesso de N reativo que podem causar impactos negativos no
ambiente, na sa{\'u}de humana, e para a economia. Este projeto de
Inicia{\c{c}}{\~a}o Cient{\'{\i}}fica iniciou em agosto de
2018 com o objetivo de auxiliar no desenvolvimento da
adapta{\c{c}}{\~a}o de metodologia para a constru{\c{c}}{\~a}o
de uma vers{\~a}o brasileira do modelo que calcula a Pegada
Ecol{\'o}gica de Nitrog{\^e}nio (N-Footprint), desenvolvido por
Leach et al. (2012) e faz parte do projeto INMS ( Sistema de
Manejo Internacional do Nitrog{\^e}nio, em portugu{\^e}s). O
INMS envolve v{\'a}rios pa{\'{\i}}ses, e tem como objetivo
envolver a comunidade cient{\'{\i}}fica e os diversos setores da
sociedade para sintetizarem juntos evid{\^e}ncias que gerem o
desenvolvimento de pol{\'{\i}}ticas internacionais visando
melhorar a gest{\~a}o global do nitrog{\^e}nio (N). Durante os
meses de trabalho deste est{\'a}gio de inicia{\c{c}}{\~a}o
cient{\'{\i}}fica, foram feitos extensos levantamentos
bibliogr{\'a}ficos a fim de se obter dados para estimar a
emiss{\~a}o do N reativo (Nr) relacionado ao consumo
dom{\'e}stico nos setores de transporte e energia por habitante
(per capta), segundo {\`a}s emiss{\~o}es nestes setores no
Brasil. Foram consultados relat{\'o}rios disponibilizados por
diversos {\'o}rg{\~a}os de pesquisa, a fim de se obter o
conjunto de dados necess{\'a}rio. Contudo, v{\'a}rios dados
utilizados no modelo desenvolvido por Leach et al. (2012) n{\~a}o
se encontram dispon{\'{\i}}veis para o Brasil. Desta forma, mais
levantamentos bibliogr{\'a}ficos foram necess{\'a}rios para a
obten{\c{c}}{\~a}o de outros dados secund{\'a}rios que
auxiliassem na estimativa, e adapta{\c{c}}{\~o}es na metodologia
foram necess{\'a}rias. Os dados foram ent{\~a}o organizados em
planilhas virtuais. Para o c{\'a}lculo do fator m{\'e}dio de
emiss{\~a}o de Nr no uso de energia dom{\'e}stica pela
popula{\c{c}}{\~a}o brasileira, seguiu-se a linha
metodol{\'o}gica bottom-up do N-Footprint (Leach et al., 2012).
Os resultados dos c{\'a}lculos para n{\'u}meros de moradores por
domic{\'{\i}}lio, consumo m{\'e}dio por domic{\'{\i}}lio e
fator de emiss{\~a}o foram cruzados obtendo-se um valor de
aproximadamente 2,52 kg NOx/ano per capta. Posteriormente,
calculou-se o mesmo fator em rela{\c{c}}{\~a}o ao transporte da
popula{\c{c}}{\~a}o, segregado por tr{\^e}s tipos de meios de
transporte utilizados, ve{\'{\i}}culos automotores (motocicletas
e carros), transporte a{\'e}reo e transporte coletivo. Obteve-se
os valores aproximados de 0,32 kg NOx/ano da popula{\c{c}}{\~a}o
brasileira para usu{\'a}rios de autom{\'o}vel e 0,81 kg NOx/ano
da popula{\c{c}}{\~a}o brasileira para usu{\'a}rios de
motocicleta. Em rela{\c{c}}{\~a}o as emiss{\~o}es por
transporte a{\'e}reo se obteve o valor de 0,89 Kg NOx/ano per
capta e, em rela{\c{c}}{\~a}o as emiss{\~o}es pelo uso do
transporte p{\'u}blico o valor de 0,072 kg NOx/ano per capta.
Somando-se os fatores de emiss{\~o}es da popula{\c{c}}{\~a}o
brasileira nos tr{\^e}s meios de transporte citados, se t{\^e}m
um valor total de 3,89 kg NOx/ano per capta.",
conference-location = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos",
conference-year = "28 set. – 01 out.",
label = "self-archiving-INPE-MCTIC-GOV-BR",
language = "pt",
ibi = "8JMKD3MGP3W34R/43RA7B2",
url = "http://urlib.net/ibi/8JMKD3MGP3W34R/43RA7B2",
targetfile = "Resumo_PIBIC-Bruno Uemura da Silva Louren{\c{c}}o.pdf",
urlaccessdate = "05 maio 2024"
}