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%0 Conference Proceedings
%4 sid.inpe.br/mtc-m21c/2020/12.24.11.33
%2 sid.inpe.br/mtc-m21c/2020/12.24.11.33.59
%F self-archiving-INPE-MCTIC-GOV-BR
%T Consumo de energia nos sistemas residenciais e de transporte para cálculo da pegada ecológica de nitrogênio: adaptação de metodologia para o Brasil
%D 2020
%A Lourenço, Bruno Uemura da Silva,
%A Ometto, Jean Pierre Henry Balbaud,
%A Nolasco, Camille Lanzarotti,
%@affiliation Universidade Estadual Paulista (UNESP)
%@affiliation Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
%@affiliation Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
%@electronicmailaddress brunouemurasilva@gmail.com
%@electronicmailaddress jean.ometto@inpe.br
%@electronicmailaddress camille.nolasco@inpe.br
%E Ribeiro, Valéria Cristina dos Santos Ribeiro,
%E Dal Lago, Alisson,
%E Paulicena, Edésio Hernane,
%E Mattos, Everson,
%E Garbi, Giuliani Paulineli,
%E Hey, Heyder,
%E Almeida, José Sergio de,
%E Gonçalves, Luis Gustavo Gonçalves de,
%E Alves, Lincoln Muniz,
%E Saturno, Mario Eugênio,
%E Novaes Júnior, René Antonio,
%E Sutério, Ricardo,
%E Irita, Ricardo Toshiyuki,
%B Seminário de Iniciação Científica e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (SICINPE)
%C São José dos Campos
%8 28 set. – 01 out.
%I Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
%J São José dos Campos
%S Anais
%X O Nitrogênio (N) é um nutriente essencial para a vida na Terra, porém processos antropogênicos de produção de energia e alimentos podem resultar em excesso de N reativo que podem causar impactos negativos no ambiente, na saúde humana, e para a economia. Este projeto de Iniciação Científica iniciou em agosto de 2018 com o objetivo de auxiliar no desenvolvimento da adaptação de metodologia para a construção de uma versão brasileira do modelo que calcula a Pegada Ecológica de Nitrogênio (N-Footprint), desenvolvido por Leach et al. (2012) e faz parte do projeto INMS ( Sistema de Manejo Internacional do Nitrogênio, em português). O INMS envolve vários países, e tem como objetivo envolver a comunidade científica e os diversos setores da sociedade para sintetizarem juntos evidências que gerem o desenvolvimento de políticas internacionais visando melhorar a gestão global do nitrogênio (N). Durante os meses de trabalho deste estágio de iniciação científica, foram feitos extensos levantamentos bibliográficos a fim de se obter dados para estimar a emissão do N reativo (Nr) relacionado ao consumo doméstico nos setores de transporte e energia por habitante (per capta), segundo às emissões nestes setores no Brasil. Foram consultados relatórios disponibilizados por diversos órgãos de pesquisa, a fim de se obter o conjunto de dados necessário. Contudo, vários dados utilizados no modelo desenvolvido por Leach et al. (2012) não se encontram disponíveis para o Brasil. Desta forma, mais levantamentos bibliográficos foram necessários para a obtenção de outros dados secundários que auxiliassem na estimativa, e adaptações na metodologia foram necessárias. Os dados foram então organizados em planilhas virtuais. Para o cálculo do fator médio de emissão de Nr no uso de energia doméstica pela população brasileira, seguiu-se a linha metodológica bottom-up do N-Footprint (Leach et al., 2012). Os resultados dos cálculos para números de moradores por domicílio, consumo médio por domicílio e fator de emissão foram cruzados obtendo-se um valor de aproximadamente 2,52 kg NOx/ano per capta. Posteriormente, calculou-se o mesmo fator em relação ao transporte da população, segregado por três tipos de meios de transporte utilizados, veículos automotores (motocicletas e carros), transporte aéreo e transporte coletivo. Obteve-se os valores aproximados de 0,32 kg NOx/ano da população brasileira para usuários de automóvel e 0,81 kg NOx/ano da população brasileira para usuários de motocicleta. Em relação as emissões por transporte aéreo se obteve o valor de 0,89 Kg NOx/ano per capta e, em relação as emissões pelo uso do transporte público o valor de 0,072 kg NOx/ano per capta. Somando-se os fatores de emissões da população brasileira nos três meios de transporte citados, se têm um valor total de 3,89 kg NOx/ano per capta.
%@language pt
%3 Resumo_PIBIC-Bruno Uemura da Silva Lourenço.pdf
%O Bolsa PIBIC/INPE/CNPq.


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