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%0 Thesis
%4 sid.inpe.br/mtc-m21d/2023/02.03.20.19.15
%2 sid.inpe.br/mtc-m21d/2023/02.03.20.19.16
%T Controle robusto aplicado ao problema de vibrações em rotores flexívei
%J x
%D 1995
%8 1995-12-08
%9 Tese (Doutorado em Ciência Espacial)
%P 198
%A Ribeiro, José Francisco,
%E Souza, Luiz Carlos Gadelha de (presidente),
%E Martins Neto, Antonio Felix (orientador),
%E Lourenço, Paulo Tadeu de Mello,
%E Cruz, José Jaime da,
%E Fleury, Agenor de Toledo,
%I Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
%C São José dos Campos
%K x.
%X Este trabalho estuda o problema do controle ativo das vibrações laterais presentes em rotores flexíveis. A técnica de elementos finitos é usada na construção do modelo nominal da planta. Tal modelo é reduzido, combinando técnicas de redução modal e análise de controlabilidade e observabilidade de sistemas. Discute-se também a questão da seleção do número e do posicionamento de sensores e atuadores ao longo do eixo de rotação. Diante das incertezas inerentes à formulação matemática do modelo do rotor, associado ao fato das características dinâmicas do mesmo variarem com a velocidade de rotação, propõe-se o uso dos controladores robustos LQG/LTR (Doyele e Stein, 1981) e H^oo (Glover e Mcfarlcme, 1989) para o problema apresentado. Tais controladores são discutidos, analisados e comparados através de um estudo de caso, onde fez-se uso de simulações numéricas para testar a robustez, a estabilidade e o desempenho dos mesmos. ABSTRACT: This work studies the problem of applying active control to lateral vibration supression in flexible rotors. Finite element techniques are used for constructing the nominal model for the plant. The dimension of the model is then reduced by a combination of modal reduction techniques and system controllability; an observability, analysis. How to select the number and the position of sensors and actuators along the rotation axis are also discussed. Due to lhe inherent incertainties that appear when formulating the rotor model and the fact that lhe rotor dynamical characteristcs vary with the angular velocity, the use of robust LQG/LTR (Doyle and Stein, 1981) and H^oo (Glover and McFarlane, 1989) controllers are proposed and implemented. Such controllers are discussed, analyzed and compared using a case study, where numerical simulations are done in order to test robustness, stability and performance.
%@language pt
%3 publicacao.pdf


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